Richard Boukas biografia

Reconhecido internacionalmente como artista, compositor, educador e jornalista, vem atuando há quatro décadas como líder de grupos musicais e se apresentando extensivamente como artista solo. Guitarrista e cantor virtuoso, é um dos principais representantes e divulgadores da música brasileira nos Estados Unidos. Realizou apresentações solo de violão e voz em importantes palcos, festivais, e universidades tais como B.B. King's Latin Guitar Festival, Jazz Forum
e o máster class a New York City Classical Guitar Society e na conferência de violão New York Guitar Seminar.

Desde 2008, lidera o Quarteto Moderno, com repertório de música instrumental brasileira e composições próprias. O grupo é integrado também por Lucas Pino (sopros), Gustavo Amarante (baixo) e Maurício Zottarelli (bateria), já tendo se apresentado no Hudson Hall Jazz Festival, Lehman College, Branford Jazz Festival (CT), Queens College Ano do Brasil e diversas vezes na série New Americans da New York Public Library. Em 2016, lançaram seu primeiro CD, Quarteto Moderno Live! Ao Vivo! 

Em 2016, formou o Diálogos Duo com o clarinetista francês Louis Arques, com quem apresentou e gravou dois discos: Homages to Brazilian Masters e Choro Tributes. O repertório completo do duo é formado por 100 obras originais (nove suítes), o maior corpo de repertório contemporânea brasileira escrita para clarinete e violão. O Duo apresentou um concerto em destaque à ClarinetFest 2021 e 2019a convenção de International Clarinet Association. O Duo está apresentando várias residências educacionais, inclusive Mannes/New School for Performing Arts (NY).

João Luiz (Brasil Guitar Duo): "Fico certo que o corpo das obras atuais e futuras por Boukas serão uma contribuição perene no âmbito de música contemporânea brasileira para clarinete e violão."

O virtuoso clarinetista italiano Alessandro Carbonare: "Seu profundo conhecimento de vários gêneros brasileiros agora nós oferecem um repertório mais amplo de tremendo valor."

 

O professor e bandolinista Almir Cortes (UFRJ): “No disco CHORO TRIBUTES, o Diálogos Duo nós presenteia com uma dúzia de composições inéditas. São peças inspiradas e instigantes, que reverenciam figuras históricas, instrumentos e estilos de grande relevância para o universo do Choro.”

Boukas é também líder-fundador do Trio Brasileiro (com Gustavo Amarante e Maurício Zottarelli) e Duo Brasileiro (com Amarante). O repertório inclui composições originais e a tradição do violão brasileiro.

Suas parcerias anteriores em formação de duo foram com o pianista Jovino Santos Neto 
(ex-integrante do grupo de Hermeto Pascoal), com quem lançou o CD Balaio, contendo composições próprias e obras de Hermeto Pascoal; e o virtuoso tamburista croata Filip Novosel, com quem gravou o álbum Novosel-Boukas Duo, explorando as conexões entre as músicas do Brasil, dos Balcãs, o jazz e música clássica. Outras gravações de Boukas incluem Amazona, Embarcadero, Commitment e Tudo de Bom, apresentando obras da coleção histórica Calendário do Som por Hermeto Pascoal.

Nos anos de 2013 e 2014, produziu diversos eventos em comemoração ao “Ano do Brasil” do Queens College, em Nova York, dentre os quais o concerto de abertura com o Quarteto Moderno (em comemoração aos de 150 anos do  compositor Ernesto Nazareth) e a estreia do Projeto Brazilian Choral (baseado em composições de Milton Nascimento, Sérgio Santos, Guinga, Ernesto Nazareth e Radamés Gnattali), para o Queens College Vocal Ensemble, além de várias palestras sobre música brasileira.


É professor da New School University College of Performing Arts / School of Jazz em Nova York, desde 1995, e ex-professor do Mannes College e da William Paterson University. Foi responsável pela criação das disciplinas de prática em conjunto Brazilian Jazz e Choro , das quais é diretor e arranjador, e ministra também aulas de improvisação, percepção musical, leitura à primeira vista (guitarra), vocal jazz e música coral renascentista.

Produziu vários concertos históricos de música brasileira na New School University, incluindo:

SEMPRE JACOB  em comemoração ao centenário de JACOB DO BANDOLIM

VIVA HERMETO!  em comemoração aos 80 anos de HERMETO PASCOAL

PIXINGUINHA E CONTEMPORÂNEOS  obras de Pixinguinha e outros grandes compositores da época

ERNESTO NAZARETH 150 ANOS  obras do mestre, Chiquinha Gonzaga, Anacleto de Medeiros entre outros

PROJETO MÚSICA MINEIRA  obras de Milton Nascimento, Toninho Horta, Sérgio Santos entre outros


Sobre o projeto Pixinguinha e Contemporâneos, o bandolinista e professor Pedro Aragão (Instituto Villa-Lobos / UNIRIO) afirmou: “O trabalho de Richard Boukas como compositor e arranjador é impressionante. Ele escreve com a tarimba de quem tem o Brasil no sangue, com grande naturalidade e conhecimento. Seu trabalho com a obra de Pixinguinha é algo de fundamental importância, pelo cuidado e competência com que é feito.”

Em 2010, recebeu o prestigioso prêmio New School University Distinguished Teaching Award. Em 2011 foi representante docente da New School na Convenção anual da IASJ (Associação Internacional de Escolas de Jazz), realizada em São Paulo.

Em 2015, passou a lecionar no New York Jazz Workshop, curso de especialização em percepção.

Recebeu por quatro vezes a bolsa NEA em Jazz Performance, e suas muitas residências artísticas e masterclasses incluem Harvard, Cornell, Hudson Jazzworks Composer Series, Lamont School of Music/Denver, Cincinnati Conservatory,
Univ.
Louisville, Univ. of Toronto, New York Guitar Seminar (Mannes) e New York City Classical Guitar Society.

Sua primeira viagem ao Brasil foi como professor convidado no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão (SP). Desde então, passou a se apresentar com diversos artistas brasileiros e a realizar atividades educacionais e de pesquisa, inclusive palestrante ao Congresso música criativa / Savassi Festival (UniRio), 
compositor-convidado virtual na série Música em Debate no Instituto Federal de Pernambuco, Recife (IFPE) e professor-convidado na UFMG/Belo Horizonte. Em 2011, juntamente com seu colega Cliff Korman (à época professor da Universidade Federal de Minas Gerais, e atualmente na UNIRIO), coordenou um programa de intercâmbio de alunos entre a UFMG e a New School University School of Jazz.

É mestre em Composição pelo Queens College / Aaron Copland School of Music (Nova York), onde desenvolveu sua dissertação sobre a música de Hermeto Pascoal. Além de seu repertório diversificado de música instrumental brasileira, compôs peças de câmara para inúmeros conjuntos, tais como Sopros de PE (quarteto de clarinetes, Recife), La Catrina String Quartet, PUBLIQuartet String Quartet, Modern Mandolin Quartet, Atlantic Brass Quintet, World String Orchestra of Berklee College, Lamont Saxophone Quartet, Queens College Vocal Ensemble e Panamericana Big Band.

Entre 2013 e 2014, escreveu diversos arranjos corais de MPB e choro, para composições de Milton Nascimento, Guinga, Sérgio Santos, Radamés Gnattali e Ernesto Nazareth. Essas peças foram estreadas em Nova York, pelo Queens College Vocal Ensemble, e têm despertado interesse em alguns dos principais coros profissionais do Brasil. Boukas criou também vinte Beatles Motets, que foram apresentados pelo Cerddorion Vocal Ensemble (NY). Compôs ainda um número considerável de peças de música brasileira para violão solo, incluindo a Guinga Suíte.

Além de seus trabalhos artístico/autoral e acadêmico, é um músico e produtor veterano da Broadway e estúdios de Nova York, sendo artista-consultor “endorsee” das cordas LaBella desde 1978. É membro da Chamber Music America como compositor e co-líder do Diálogos Duo.

Canal YouTube 

Contato 

Bio PDF 

formações (páginas)

Diálogos Duo

Quarteto Moderno